domingo, 23 de junho de 2013

Passeata em São João: Juventude se reúne na cidade, mas sofre com a falta de democracia.

No dia 21/06 - Sexta-feira, ocorreu uma passeata que vai ficar na história da cidade de Meriti por ter reunido centenas de jovens estudantes nas ruas em protesto contra a corrupção na cidade. 
Cartazes no carro-de-som expressavam a revolta popular.
Os estudantes começaram a aparecer em grande quantidade depois das 16h, na praça dos Três Poderes, e partiram para a oficina de cartazes que estava rolando lá. A concentração começou a ganhar corpo e o carro-de-som chegou para animar a galera reunida. Depois das 17h, a passeata finalmente foi puxada e saímos pela Av. Presidente Lincoln em direção à Praça GIL (infelizmente mudada para praça JAL, em homenagem ao ex-dono da Flores). A manifestação reuniu pouco mais que 1000 pessoas e por onde passávamos, as pessoas nos apoiavam de suas casas e pedíamos para piscarem a luz se realmente estavam a favor, e elas piscavam - é, algumas apagavam a luz, mas foi a minoria. Após sairmos da praça GIL, voltamos para a Prefeitura e o ato terminou.
Agora vamos aos esclarecimentos sobre esse protesto:

O Ato do Movimento Basta (como estava no facebook), foi puxado pela UME (União Meritiense dos Estudantes). Nós da UMES nada temos a ver com o pessoal da UME. Participamos do ato pois precisamos somar e nos unir pelos nossos direitos. Bom, a UME foi uma entidade criada depois de nós para disputar o movimento estudantil na cidade, mas não é reconhecida em nenhum sindicato, em poucas escolas, nem reconhecida por vários órgãos na prefeitura, muito menos pela entidade estadual - AERJ, nem pela NACIONAL - a UBES, a qual nós somos filiados desde 2011 e guardamos conosco todos os documentos do Conselho em que fomos integrados à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Estudantes na frente da Prefeitura - Final do ato.
No evento criado no facebook dizia que esse era um protesto do povo e que a Ume estava apenas cumprindo com um papel social irrecusável. Porém, durante 98% do ato, só 3 pessoas puderam falar e entre elas, nem o presidente da entidade falou. Muito pelo contrário, quem interviu durante a maior parte da manifestação nem era estudante e quando era, era estudante universitário que nem estuda na cidade ou faz parte da entidade.
Fora isso, o ato que era pra ser do povo não o foi. Nenhuma das pessoas da manifestação puderam expressar seus sentimentos e falar ao carro-de-som. Os dirigentes da Entidade Estadual dos Estudantes (AERJ) foram boicotados e não puderam falar aos estudantes. Houve uma falta de sentir o que os manifestantes queriam e por isso os organizadores foram diversas vezes vaiados. O que mais nos deixou abismados, foi que quando a passeata estava no final, a confusão na Prefeitura começou e os organizadores deixaram mães, estudantes e crianças para trás, no meio de bombas e tiros, e se preocuparam apenas em ir para suas casas.

Na avaliação que fizemos, houve uma imensa falta de preparação para o ato, tanto que no dia do acontecimento, os organizadores não sabiam que era ponto facultativo na Prefeitura e Câmara. A reunião que decidiu o rumo da passeata foi feita no mesmo dia e horário da passeata dos 300 mil no RJ. Foi uma espécie de boicote à manifestação principal do Brasil e ainda por cima, na organização do protesto em Meriti, faltou a indispensável presença dos sindicatos, movimentos populares e ongs, setores importantes da luta popular. E, durante o protesto, a falta de democracia foi gritante. Em qualquer ato, as pessoas sempre têm a oportunidade de intervir, mas nesse, o próprio povo meritiense não pôde falar, quanto mais o movimento estudantil Estadual. 

Inegavelmente, o movimento do dia 21 ficou marcado para muitas pessoas e deu um espírito de união para os habitantes da cidade. Temos que construir um ato verdadeiramente organizado e democrático, pois sair bem na foto não conquista nossos direitos. Temos que fazer uma manifestação consequente, isso nos dá espaço para poder criar até mesmo um fórum contra o aumento de passagens em Meriti e caminhar para criar também um Fórum da Baixada Fluminense.


Sem uma organização de vanguarda, a luta do povo é cega e inconsequente. 

21 comentários:

  1. kkkkkkkkkk vcs da umes sao uma piada o engraçado que o presidente tava la ne ????

    ResponderExcluir
  2. HIPER CONCORDO, eu estava la e vi tudo isso que vcs falaram, e o mais legal era que eles não puxavam nada pra nós falarmos, tudo que falamos, cantamos e gritamos, fomos nós que começamos a cantar, muita falta de organização, muita, sem mais !

    ResponderExcluir
  3. É TANTA BABAQUICE EM UM BLOG QUE SE EU FOR RESPONDER O QUE TÁ ESCRITO AQUI NÃO VAI CABER!

    ResponderExcluir
  4. Criticar sem por a mão na massa é muito fácil! Estava no protesto e vi o tamanho esforço que a UME faz para tornar aquilo real! O que vcs fizeram? se esconderam de baixo da cama? Quando alguém resolve fazer algo e sair da inercia surge milhares de críticos. Pois bem, já passei da época mas, a UME me representa!

    ResponderExcluir
  5. O que é a UMES ? uma entidade reconhecida ? A UME fez todo o trabalho para realizar essa manifestação !
    Isso é palhaçada de gente que ta recalcada porque não pode ou não teve a iniciativa de criar o movimento oficial

    ResponderExcluir
  6. SÓ PRA CONSTATAR:

    UME = 23 ANOS
    UMES = ???

    BEIJO RECALQUE!

    ResponderExcluir
  7. tipo tira esse blog do AR voces sao uma veganha como movimento estudanil voces macham a imagem do movimento nao perco nem mas meu tempo aki

    ResponderExcluir
  8. Foi desorganizado mesm! O presidente da ume chorou lá na frente, as pessoas nao tivram oportunidade de falar no microfone. ao inves de fazer uma coisa seria, quiseram aparecer bonitos na foto. O pessoal do carro de som foi vaiado diversas vezes por falta de organização e isso não tem como negar. Se eu pudesse acresntava mto mais a essa materia!

    ResponderExcluir
  9. FOI CLARO QUE ISTO FOI UM ATO PRA SAIR BEM NA FOTO. O PRÓPRIO PRESIDENTE NÃO FALOU UM AI, MUITO PELO CONTRÁRIO, FICOU LÁ NA FRENTE APARECENDO COM A BANDEIRA. VI NA DESCRIÇÃO DO ATO QUE ERA PRA SER UM ATO POPULAR, MAS FALTOU MUUITOO PRA\ ISSO. PARTICIPO ATIVAMENTE DAS MANIFESTAÇÕES SINDICAIS E O QUE OCORREU SEXTA-FEIRA FOI DESORGANIZADO E ANTIDEMOCRÁTICO!

    ResponderExcluir
  10. A UME tem 23 anos. Mas eh uma merda, conheço um monte de gente que fez parte do Movimento estudantil em sjm desde a década do Regime Militar, e ninguém nunca ouviu falar nessa tal entidade fantasma! Sou estudante do Ciep 169 e reconheço a UMES, pois ela sim me representa, vi o seu 1º Congresso ter mais de 200 estudantes. E por onde quer que ela passe ela é bem respeitada por todos, pois é um movimento sério! No dia da passeata organizada pela UME em sjm, foi tudo uma merda, o Presidente dessa entidade foi vaiado, e começou a chorar. Não deram nenhuma orientação para o povo que estava lá, tinha gente que nem sabia o que estava fazendo lá. Agora como esses merdas querem falar da UMES? A UME é uma entidade de bosta, desorganizada (diga-se de que o Ex-Presidente falou, exceto o ATUAL presidente. Está parecendo a Dilma que teve que chamar o Ex-Presidente Lula, pra negociar com os manifestantes). E totalmente anti-Democrática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O presidente chorou por que foi vaiado? O PRESIDENTE CHOROU PORQUE O SEU COLEGA FOI ATINGIDO POR UMA BOMBA!!! CADA HORA VOCÊS FALAM UMA COISA, PRIMEIRO ELE CHORA PORQUE NÃO O DEIXARAM FALAR, DEPOIS PORQUE FOI VAIADO, PQP AO INVÉS DE FICAR COM O CÚ NA FRENTE DO COMPUTADOR, FAZ ALGO DE BOM PRA MUDAR MERITI CAMBADA DE PELEGOS VOCÊS SÓ EXISTEM NA INTERNET, FACHAAAADA , kkkkkkk'
      A UMES é respeitada por onde ela passa, CADÊ, CADÊ A UMES? ELA PASSOU POR ONDE? A HISTÓRIA DA UME É COMBATENTE SÃO 23 ANOS DE ESTRADA ENQUANTO VOCÊS MAL CHEGAM E JÁ QUEREM SENTAR NA JANELA!!!

      Excluir
    2. Primeiro de tudo rapaz, ele (o presidente da ume) chorou pq os manifestantes estavam vaiando ele e ele não conseguiu dar direção à passeata. E depois que ninguém aqui falou que o presidente não conseguiu intervir e por isso chorou. Leia tudo com atenção.

      Excluir
    3. É mesmo tiveram duzentos delegados no congresso da UMES? Quero as fotos, ata de fundação e o estatuto. A tal AERJ nem é reconhecida pela UBES OU UNE....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Faço parte da AERJ - Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (podem procurar no google) e pedi para falar ao carro de som, mas até isso me negaram. Além de ser do movimento estudantil estadual, moro em São João. Fui renegado enquanto movimento e enquanto morador. Imaginem a cena: 3, 4 pessoas tentando tirar o microfone de mim quando eu consegui pegá-lo e estava tentando organizar e animar o ato, ali saindo da pça Gil. Nem 1 min falei. Mas o problema principal é que o movimento popular não se faz SÓ com o movimento estudantil. Já é hora de se criar um Fórum Popular Meritiense e se encaminhar para criar um Fórum da Baixada Fluminense. A luta principal não pode ser pelo passe-livre nem pela tarifa zero. Tem que ser pela Saúde, Educação, Moradia digna, melhores salários. Por respeito aos povo trabalhador!

    ResponderExcluir
  12. Ai gente parem com essa briga boba, deixa esse pessoal da UMES pra lá gente, enquanto eles cacarejam aqui vocês trabalham e lutam pelos seus ideais! Isso coisa de gente oportunista e incapaz de fazer algo semelhante ou igual. APRENDAM ISSO!!!

    ResponderExcluir
  13. Sou Álvaro, atual presidente da UMES. O ato da UME todo nada a ver com os grandes atos que ocorrem no Rio, que são o modelo (pois se não fosse lá, ninguém deles se interessariam aqui), e apesar deles terem boicotado o ato dos 300 mil, fizeram uma plenária pra decidir que o presidente da ume de 1980 falasse e só ele. São João de Meriti é excluído, não podemos negar, e dar a consciência a população meritiense deve ser um critério irrelevante pra quem dá a cara pra fazer. Quanto as críticas feita pela Ume, 1 que ela não é juíza de ninguém, 2 que quem deve julgar a representatividade aqui SÃO OS FATOS. Ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante vê que quem se diz meritiense não conhece nada da história da cidade e só fala abobrinha estragada! Luta tão pra fora que não tem espaço na própria cidade. A # para UMES é INVEJA.

      Excluir
    2. Boicote aos 300 mil? Não! Uma manifestação na cidade dá possibilidade dos trabalhadores e estudantes protestarem contra a realidade local. Passeatas e atos são educativos e tá mais que na hora de Meriti aprender.
      Fatos são inegáveis? Eita, história positivista. Mas sendo assim : UME colocou mais 1000 na ruas de SJM, fato! E vcs da UMES, o que fizeram além de chorar e falar mal?

      Excluir
  14. Engraçado é que vocês falam que não somos juízes pra julgar mais vocês mesmos julgam como se fossem juízes né? Antes de falar, revejam seus conceitos!

    ResponderExcluir
  15. O mais legal no blog é a imagem de fundo: Rio de Janeiro - Capital. BLZ! Vcs tem vergonha de São João de Meriti?

    ResponderExcluir
  16. Enquanto houver a lei de imunidade e o foru privilegiado para acobertar os políticos corruptos e os juízes que vendem sentenças, só os pobres sem poder aquisitivo serão punidos!

    Sem distinção de cor, raça, credo, ou partido; a história vem nos mostrando que todo ser que se diz humano busca vantagens pessoais!

    Diante das atuais circunstancias, acabamos sendo obrigados a eleger o político que vai atar nossas mãos, e nos escravizar para manter suas mordomias e vantagens pessoais!

    Enquanto toda a população não souber como funciona uma eleição, o voto deve ser facultativo!

    A população não pode ser obrigada a votar; da maneira que esta, não é eleição, e sim enganação, pois é o mesmo que o cidadão ser obrigado a jogar determinado jogo, sem conhecer suas regras.

    Depois das alianças entre os partidos, os eleitores podem votar no candidato A, ou no B, que seu voto pode eleger o C; Ou seja; o voto pertence ao partido, e serve para fortalecer o presidente do partido, serve para eleger um candidato do mesmo partido e até da coligação!

    O governo, digo desgoverno deveria dar estas instruções, mas já agem desta maneira de caso pensado, a intenção das raposas velhas é permanecer mamando eternamente nas tetas suculentas da Nação!

    Então o abaixo assinado pelo fim da imunidade é a solução, seja político quem quiser, mas se roubar, desviar ou superfaturar, devera ser julgado por um júri popular; e não por seus iguais; e se condenado, deve ser punido e devolver o valor surrupiado!

    Quem é eleito pelo povo, deve ser julgado por quem o elegeu, em um júri popular.

    Chega de aturar corruptos nos enganando, escravizando, roubando e rindo da nossa cara.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
    Se estiver de acordo, assine e ajude a divulgar!

    ResponderExcluir

Comente aqui o que você achou da nossa postagem ou alguma dúvida. Agradecemos ;)