domingo, 23 de junho de 2013

UMES marca presença nas gigantescas manifestações no RIO.

Bom pessoal, viemos aqui relatar como foi a experiência de ter participado das maiores manifestações que esse Brasil já teve.
Em primeiro lugar, sentimos orgulho de fazer parte desse povo brasileiro, cheio de cultura e de criatividade, que foi às ruas se unir contra o aumento das passagens e a corrupção.
Ser Jovem é ser Revolucionário.
Temos em mente que, esses acontecimentos não surgiram do nada. Isso foi fruto da luta que está se desenvolvendo no mundo desde sempre, e com ênfase nesses últimos 3 ou 4 anos, quando estouraram as revoltas populares na Tunísia, Líbia, Turquia, Europa etc. Os atos contra o aumento das passagens ocorrem todos os anos e há muitos anos. Começamos a participar deles em 2011, quando podíamos contar facilmente a quantidade de pessoas que íam. Em 2012 já foi maior; a quantidade de pessoas já havia aumentado bastante, mas nada que ultrapassasse 1.000 manifestantes, ou 800, nos atos feitos pelo fórum contra o aumento das passagens. E, nesse ano, o aumento de R$ 0,20 realmente foi a gota d'água para milhões de brasileiros. Tudo que estava entalado na garganta foi botado para fora. Eram tantas reivindicações que não conseguíamos nos focar nas princi
pais, excetuando o apelo para a diminuição das tarifas de transporte, que foi o estopim para isso tudo acontecer. 

É importante entender que tudo isso que aconteceu no Brasil, foi fruto da luta em todo o planeta. A crise mundial, a derrubada dos governos no Oriente Médio, a revolta dos gregos contra as medidas de austeridade, a corrupção da FIFA, a revolta de milhares de estudantes no Chile esse ano... tudo isto está intimamente ligado. Não são acontecimentos isolados e que nada influenciaram aqui no Brasil. Muito pelo contrário. 

Passeata dos 100 mil, no dia 17/06 - Cinelândia.
O Rio de Janeiro foi uma cidade importantíssima para a democracia brasileira. Foi aqui que rolaram os maiores acontecimentos progressistas e revolucionários para a libertação do povo, como as imensas manifestações puxadas pela UNE - União Nacional dos Estudantes, pelos sindicatos e movimentos revolucionários. O Rio de Janeiro já foi capital do Brasil (era chamado de Guanabara). O papel que o Rio de Janeiro tem para o avanço do país se provou quando o MPL - Movimento Passe Livre, de SP, convocou uma manifestação que reuniu 20 mil pessoas na capital paulista e, enquanto isso, aqui no estado, se conformava uma passeata com 100 MIL PESSOAS. Aquilo que começou em São Paulo, se tornou rapidamente muito maior aqui. Então, temos que dar mais valor ao nosso poder de mobilização e prezar mais pela conquista de nossos direitos.
Na avaliação que fizemos, os protestos, principalmente o último no Rio, tiveram a falta de uma direção, de uma organização de frente que reunisse as organizações, os movimentos e as entidades gerais, por isso houveram diversos problemas em focar nas reivindicações principais, em evitar o caos nos comerciantes locais e em mobilizar aqueles que constroem de fato essa sociedade: os trabalhadores operários. 
Mas algo é inegável: O Gigante despertou!
O povo brasileiro ainda tem muitas lutas a travar. O prefeito Eduardo Paes pode até ter diminuído o preço das passagens, mas não se pode confiar em gente assim porque eles dão com uma mão e tiram com muitas outras. Com certeza ele vai tirar verbas de algum setor principal como a Saúde e a Educação, para não ficar no prejú.
Manifestação dos 300 mil no dia 20/06- concentração da Candelária.
É isso aí, gente! Um povo mudo, não muda o mundo. Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou da nossa postagem ou alguma dúvida. Agradecemos ;)