terça-feira, 14 de maio de 2013

Resumo do Protesto da UMES do dia 10/05 na SEEDUC - RJ

Nessa última sexta-feira, a UMES (União Meritiense dos Estudantes Secundaristas), realizou um protesto em frente à SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) por conta da demora na entrega dos cartões RioCard Escolar, o que fez que muitos alunos faltasses cerca de um bimestre inteiro -  25% do ano letivo. Com a contribuição do Grêmio Estudantil do ciep 175, escrevemos em bandeiras  o que estávamos precisando e, após puxarmos muitas palavras de ordem, de baixo de sol, com muito gás e muita vontade, fomos convidados para abrir um diálogo com os funcionários.
Subsecretário de Educação - Drº Zaqueu
Foram chamados cinco alunos para a reunião com o setor de reclamações da SEEDUC, representando o corpo estudantil de suas devidas escolas. Foram eles: Gabriel, do CIEP 175, Karine do CIEP 179/Instituto de Educação, Fernanda do Meriti, Wallace da ETE JLN e diretor da AERJ e Álvaro Rocha - Presidente da UMES. Lá dentro, além de reclamarmos dos cartões, pudemos incluir o problema estrutural de nossas escolas e os problemas com os carregadores dos cartões, e expomos a falta de respeito ocorrida por parte da empresa FLORES, que não deixa os alunos embarcarem nos ônibus mesmo quando esses possuem declarações. Em seguida, o Subsecretário de Educação, Drº Zaqueu, pediu para suas secretárias nos levarem ao 3º andar, onde ele se encontrava, para uma outra reunião. Dessa vez, só 3 dos 5 estudantes puderam participar para representar os estudantes de São João de Meriti. Foram eles: Wallace - Diretor da AERJ, Álvaro - Presidente da UMES e Karine - Diretora de Grêmios da UMES e Presidente do Grêmio do CIEP 179. O Subsecretário disse que já havia feito um pedido à Flores para alongar o prazo de serviços para os estudantes sem RioCard até que ele distribuíssem os cartões corretamente, e alegou que não sabia da intolerância da empresa para com o direito dos estudantes. Logo depois de nossa reclamação sobre a FLORES, o Drº Zaqueu pediu para chamar o Presidente da Fetranspor - Drº Lellis -, que nos prometeu que daria 10.000 cartões por dia à SEEDUC para que imprimisse os RioCards, firmando também um acordo com a SEEDUC. Como só os estudantes de São João se manifestaram, o Drº Zaqueu afirmou que todos esses RioCards seriam distribuídos para a METRO VII e que ela os distribuiria somente no nosso município.
Fomos muito bem recebidos na Secretaria de Educação e o próprio Drº Zaqueu nos falou que se não houvesse essa manifestação, a SEEDUC nem saberia da existência de nosso problemas. Se nós não tivéssemos nos manifestado na SEEDUC, nunca que os seu Subsecretários e secretários  iriam nos receber e parar o que estavam fazendo para nos ouvir. Apesar dos problemas enfrentados durante a nossa mobilização, foi graças aos estudantes organizados pela UMES que o Subsecretário nos confirmou que até o final da semana que vem os cartões chegarão no município. Ficaremos de olho, cobrando de perto o prometido.
Gostaríamos de salientar também, que foi muito importante para o nosso ato a presença do Professor Cesar, representando o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - o SEPE, afirmando assim a importância da unidade daqueles que lutam por uma educação de qualidade e uma sociedade melhor.

A UMES convida você, que ainda sofre na sua escola, a recorrer sempre à luta certa e aos órgãos certos, os que realmente poderão vos ajudar, não recorrer diretamente a empresa de transporte, pois o problema vai além dela.
CONSTRUA O GRÊMIO DA SUA ESCOLA!
JUNTE-SE A NÓS ! UMES PRESENTE NA LUTA!

Um comentário:

  1. Show de bola, pena que nao deu tempo para acompanhar isso tudo ,galera!
    Mas otimo que tenham conseguido .
    Ass. Pedro Furtado

    ResponderExcluir

Comente aqui o que você achou da nossa postagem ou alguma dúvida. Agradecemos ;)